OS DOIS LADOS DA ARCA DE NOÉ

                                




                                                        OS DOIS LADOS DA ARCA DE NOÉ

Noé foi um homem que viveu entre os seus  contemporâneos  onde também  a maldade da havia aumentado discriminadamente. Noé  e sua família cuja vida foi pautada pela fidelidade, integridade, e fé a Deus,  foi escolhida para construir uma arca, em que sua vida  e de sua família  seriam  preservadas  da destruição iminente. 

I)- O PRIMEIRO LADO DA ARCA

  1)- Era o lado de fora da arca onde milhões de pessoas não conseguiram ;
a)     Não conseguiram deixar o pecado
b)     Não conseguiram deixar o adultério
c)      Não conseguiram deixar a mentira
d)     Não conseguiram deixar  a magoa
e)     Não conseguiram deixar o mundo

2)- O Reino dos Céus é tomado pelo esforço Mt 11:12

A declaração de Jesus “tomado à força” é uma metáfora de uma cidade ou um castelo envolvido numa guerra e que não pode ser conquistado de modo algum, exceto se for tomada de assalto.
Na parábola do semeador Jesus nos deixa isto bem claro (Mt 13:3-9,18-23). Algumas sementes são arrebatadas pelo maligno, ele o faz através da incredulidade. Satanás gera duvidas nos corações dos homens para que percam a Palavra de Deus. Estes nem entram no Reino. Outros ouvem a Palavra e a recebem com alegria. Estes começam a experimentar do Reino, mas logo nas primeiras lutas, provas, perseguições desistem. Estes não estão prontos para renunciar o seu “eu”. Não possuem força para lutar contra suas próprias vontades.
A declaração de que “os que usam de força se apoderam dele” se referem também a uma vida disciplinada e perseverante
Nós vivemos numa grande guerra espiritual e para tomarmos posse das bênçãos divinas é necessário que lutemos contra todas as artimanhas de Satanás. Para se tomar posse das bênçãos do Reino de Deus é necessário nos mantermos firmes na fé e longe do pecado.
3)- o acesso ao outro lado da arca deveria haver renuncia de um vida de pecado pra ter acesso ao interior da arca.
Ninguém conseguiria passar pela porta da arca sem antes houvesse um arrependimento e abandono de um vida de promiscuidades.
Não havia guardas para vigiar aporta da arca ela estava sempre aberta , como ela esta hoje.
Jesus disse; Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem ... (João 10:9)

Noé Solta Um Corvo

Entretanto, a Torá está nos informando que agora que o julgamento daquela geração má terminou, Elohym, este mesmo aspecto de julgamento, volta a sua atenção para Noé. E após quarenta dias, Noach abre uma janela e solta um corvo.

“E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra.” Gênesis 8:6-7
O corvo tem uma reputação negativa, que é associada às forças demoníacas, tanto na literatura rabínica, quanto na literatura ocidental, o que pode ser visto nas palavras memoráveis de Edgar Allan Poe (1809 – 1849), autor, poeta, editor e crítico literário americano:
A reputação negativa em relação ao corvo parece vir já desde a época do Gênesis, bem no início da civilização humana. Mas porque teria esse pássaro tamanha má fama?
O livro Be’er Mayim Hayim aponta que a palavra עורב ´orev "corvo" em hebraico é escrita com as letras ע ayin ר resh ב bet , as mesmas letras que, se dispostas de forma reversa, se escreve ברע b’ra "Mal".
O Corvo ia e  volta trazendo em seu bico talvez pedaços de carnes em estado de  putrefação pois estava em seu ambiente, a disposição de cadáveres eram enormes
Mas Noé queria não um sinal de morte mais de vida. E ao soltar a pomba ela traz em seu bico um galho de esperança, um folha de Oliveira. Jesus é esta oliveira viva que jamais morre mesmo em meio  a violência das aguas e as dos homens ele não esta morto.

II ) O SEGUNDO LADO DA ARCA

 1)- O  segundo lado é o do lado de dentro  estavam uma família que :
a)      Renunciaram o pecado
b)      Renunciaram o mundo
c)       O Servo Noé era um homem integro
d)      Noé era justo
e)      E andava com Deus

2)- dentro da arca estavam famílias que 
:
a)      Decidiram andar com Deus
b)      Amar a Deus
c)       Obedecer a Deus
d)      Famílias salvas

3 O homem foi criado com um poder, o poder de escolha

a)      Podemos decidir de que lado vamos passar a eternidade
b)      Podemos decidir a quem servimos
c)       Andar com Deus ou não
d)      O que e melhor para minha vida

Hoje a escolha é sua, onde você quer estar do de fora da arca ou dentro da arca
Noé construir uma arca de madeira onde preservou ,8 pessoas , agora uma outra arca foi providenciada de proporções inigualáveis “ Jesus Cristo “ cuja as portas ainda esta aberta.

Concluímos que é chegado a hora de não perder a arca de vista pois a qualquer momento a  porta irá se fechará e muitos novamente ficaram  do lado de . Pense bem nisto e hoje mesmo descida por mudar de lado Pr. Magel 

O SEGREDO DO CONTENTAMENTO

                             O SEGREDO DO CONTENTAMENTO

Filipenses 4.10-13

 Sabe mais um ano deu inicio a poucos dias atrás, incrível é que muitos acreditam que o fato de festejarem a vira e se gastar muito dinheiro com presentes e com pernil  ou  chester irara fazer alguma diferença   . Podemos descobrir que o ano que começa é igual ao outro tem 365 dias tem 24 horas o sol nasce às estrelas aparecem a noite.  E  que importa é nosso estado de espirito, de como encaramos a vida e os problema este ano pode sim ser o melhor que 2014. Para isto é preciso saber como ser feliz.  Se a vida te da um abacaxi, descasque-o, se da te dá um limão faça uma limonada temos que aprender o tempo todo .

I)-   A VIDA  SEMPRE NOS ENSINA ALGO NOVO

  1. APRENDI…
A primeira lição que podemos tirar é que este estado de espírito não vem por acaso; é o resultado de um longo aprendizado.

Enquanto a maioria das pessoas aprendem a se tornarem “fechadas”, desconfiadas e entristecidas com as amargas experiências da vida, o Apóstolo Paulo, com estas mesmas experiências, comuns a todos nós, aprendeu o segredo do viver contente.

Ele considerava cada experiência, boa ou ruim, uma excelente oportunidade para aprender a viver.
Será que é isto que nos falta, uma “atitude de aluno”, positiva, diante das dificuldades e dos sofrimentos? 

II)_ ALEGRIA EM FACE DA DECEPÇÃO

2. A VIVER CONTENTE…
Dando uma olhadinha mais profunda no texto bíblico, descobrimos que a palavra traduzida como “contente” neste texto bíblico é a palavra grega

·         AUTARKES OU AUTOKRATÉS, de onde vieram também as nossas palavras
·         AUTARQUIA E AUTOCRATA.

Autarquia significa: Governo autônomo. Administração autônoma que procede sem interferência do poder central; autonomia.
Autocrata significa: Soberano absoluto e independente.

O que será que o Apóstolo Paulo queria dizer, ao usar esta palavra, que estava rindo à toa em meio às tempestades? Não! É claro que o sofrimento incomoda.

O que o Apóstolo Paulo estava dizendo é que é possível conservar a serenidade, o controle da situação, a autonomia, independentemente dos problemas que estamos passando. É como se dissesse: Aprendi a manter o controle  em toda e qualquer situação


III)- . EQUILIBRIO

 1)-  Manter  toda e qualquer situação sobre controle .

 É preciso aprender a manter a serenidade em toda e qualquer situação.

Na hora da humilhação ou da exaltação.
Na hora da fartura ou da fome.
Na hora da abundância ou da escassez.

A maioria de nós não sabe administrar nem uma situação nem outra.
Quando estamos “por baixo”, xingamos, reclamamos, sofremos, enchemos o coração de ódio e mágoa. Quando estamos “por cima”, esbanjamos e humilhamos quem está “por baixo”.

Muitos não são honrados por Deus, porque não teriam o mínimo controle numa situação de fartura e abundância.
Isto aplica-se a nós?

3.  A BASE DE SUSTENTAÇÃO

1)- É CRISTO PORUE NELE NÃO SOMBRA DE MUDANÇA E NEM VARIAÇÕES
 Tiago 1:17

O aposto sabia e disse : “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.
Provavelmente você já tenha ouvido este verso bíblico.

As aplicações mais comum são essas:
Tudo posso TER, FAZER, ADQUIRIR, CONQUISTAR, PROSPERAR naquele que me fortalece.

Bem, não é nada disto!
O que o Apóstolo disse foi: Tudo posso ADMINISTRAR naquele que me fortalece.

Ele APRENDEU, porque Cristo o fortalecia.
A VIVER CONTENTE, porque Cristo o fortalecia.
EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, porque Cristo o fortalecia.

Em nenhum momento o Apóstolo pretendeu nos ensinar alguma nova filosofia de vida ou uma oração mágica que forçasse as janelas do céu a se abrirem sobre nós.
Ele tão-somente estava relatando que chegou à maturidade da fé, que lhe dava o controle da situação – fosse ela qual fosse – porque Jesus Cristo o fortalecia.

CONCLUSÃO:
O cristão, como qualquer outro ser humano, pode passar por diversas experiências na vida, da fome à fartura; da humilhação à honra; da escassez à abundância.
Mas, é possível aprender a manter a serenidade em qualquer situação.
No entanto, a plenitude deste aprendizado só é possível para aqueles que buscam força em Jesus Cristo. Somente aqueles que estão ligados em Cristo e dispostos a aprender poderão um dia repetir com honestidade as palavras do Apóstolo:

APRENDI A VIVER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO