Visão de um Líder,

                                           VISÃO DE UM LÍDER

    Torna-se evidente a fragilidade de muitas igrejas que temos visto em toda a parte, e cada uma com suas histórias de fracassos. Quais seriam os motivos de igrejas fecharem as portas com menos de um ano de existência. Muitas são as causas mais a maior delas são o fato de não terem uma visão clara de objetivos, caminhão para lugar nenhum, não há propósitos definidos.

1 ) - O líder sem visão e objetivos claros não inspirarão o povo a avançar e conquistar territórios, pois não sabem para onde caminhar, tornando pressas fáceis para prosélitos que podem apresentar pastos mais verdes.  Quando Deus se apresenta a Moisés no meio de uma sarça ardente Deus deu-lhe visão de seus objetivos no Monte de Horebe, ele depara-se com uma sarça ardente que queimava, mas não se consumia e assim é finalmente "comissionado pelo Deus de Abraão" como o "Libertador de Israel". Ele conduziu o povo de Israel até ao limite de Canaã, a Terra Prometera a Abraão. A atual análise de liderança mostra que as excelentes qualidades que Moisés apresentara são tão necessárias hoje quanto elas foram três mil anos atrás. Alguns líderes desenvolvem certos valores de âmbito pessoal. Por exemplo:



·         Habilidade de desempenhar bem as funções na posição atual que uma pessoa se encontra. Moisés recebeu o melhor treinamento e educação disponível no Egito. Como pastor das ovelhas de Jetro, ele foi completamente confiável.

·         Habilidade de ganhar respeito e vencer a confiança de outras pessoas.

·         Habilidade de articular claramente o propósito e os alvos do grupo. Embora Moisés acreditasse que não tinha eloquência, tendo sido afligido com uma "boca pesada” (Ex 4.10) durante o curso de sua vida, ele exibiu uma habilidade de comunicação incomum.

·         Habilidade de adaptar-se a mudanças e de ajustar-­se ao inesperado.

·         Habilidade de tratar de questões difíceis, e outras tantas. 

2)- Outra questão importante a serem observados  são os métodos usados que não atraem mais ninguém.



     Características de uma igreja a prova de fogo no livro de Atoas dos (Apóstolos 9: 31)
Ela tinha todos os elementos necessários para crescer forte e saudável, e não precisava fazer shows pirotécnicos para atrair os perdidos, ela era graciosa, simples com tem que ser sem deixar de cumprir o seu papel. Quero compartilhar algumas das características que Contribuiu para o seu crescimento;

         1º)- A IGREJA NA VERDADE TINHA PAZ

·       A instituição igreja não pode ser construída sobre os pilares da mentira
·      Ela tem que ser transparente
·      Sua posição, sua declaração de fé, seus bastidores não, podem ser obscuros como muitas igrejas na era da inquisição.
·      Jesus trazia sobre si a bandeira da verdade
·      A igreja em Atos tinha paz, pois o discurso era a verdade.
·      Onde a verdade a paz nossa consciência repousará em paz
·      Por isto  a igreja só pode ter aceso aos lugares mais distante enquanto que esta for portadora da única coisa que liberto o homem a verdade  

   2º)- EDIFICANDO-SE

        A igreja a prova de fogo precisa construir uma base solida de dentro para fora, estruturando toda sua liderança de modo que possam ser uma igreja construída sobre a rocha e não em terno instável.
Não se constrói uma igreja começando do telhado, mas sobre uma base, com os princípios elementares de Deus , escolhendo cada pedra, cada utensílio cuidadosamente preparado para se edificar uma igreja a prova de fogo.

   Davi, antes de morrer, deu a Salomão a solene incumbência de “cumprir a obrigação para com o Senhor, teu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, seus mandamentos e suas decisões judiciais, e seus testemunhos”. Mandou adicionalmente que não deixasse Joabe e Simei ‘descer em paz ao Seol’; também que tivesse benevolência para com os filhos de Barzilai, o gileadita.

(1Rs 2:1-9) Provavelmente fora antes disso que Davi dera instruções a Salomão a respeito da construção do templo, dando-lhe o plano arquitetônico “que viera a estar com ele por inspiração”. (1Cr 28:11, 12, 19) Davi deu ordens aos príncipes de Israel presentes ali para ajudarem Salomão, seu filho, e para participarem na construção do santuário de Deus. Nesta ocasião, o povo ungiu novamente a Salomão como rei e a Zadoque como sacerdote. (1Cr 22:6-19; cap. 28; 29:1-22) A bênção de Deus sobre Salomão manifestou-se logo cedo no seu reinado, quando ele passou a sentar-se “no trono de Deus como rei em lugar de Davi, seu pai, e para ser bem sucedido” no reinado e para se tornar forte nele.  1Cr 29:23; 2Cr 1:1.

3º ) CAMINHANDO NO TEMOR DO SENHOR

      O que pode impedir de um cristão de pecar, ou não será a convivência com os irmãos, será que é porque ele ostenta um cargo na igreja, será que é a boa convivência com o pastor não acredito que nenhumas destas coisas são capazes de impedir o cristão de pecar ou cometer algum ato ilícito. Mas é o temor de Deus que nos constrange. 


                O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência                     (Provérbios 9:10 )

                           Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir                         (Salmos 25:12)

             Havia temor nesta  igreja descrita em atos 9: 31 isto atrai a presença de Deus sobre                     ela.

     4º)- CONFORTO DO ESPÍRITO SANTO

1)- Conforto é uma experiência agradável, porém implica a presença de dificuldades. Este mundo é um lugar de tribulação, perseguição, e lágrimas para os filhos de Deus. Antes da partida de Cristo Ele assegurou aos apóstolos que a dificuldade seria grande em suas vidas (João 16:1-4). O filho de Deus, portanto, não deve esperar o fim das dificuldades mas o conforto em suas aflições.

·         A NECESSIDADE DE CONFORTO.

O Cristão que passa pela vida como se fosse um órfão infeliz certamente não deve estar vivendo concernente com os seus privilégios. Deus pretende que Seus filhos tenham conforto e alegria neste mundo (João 14:27, João 16:33, Romanos 14:17, João 14:18). Um Cristão miserável é culpado de incredulidade (Romanos 15:13), e tem um testemunho insignificante. A alegria do Senhor é a nossa força e a chave para o sucesso no serviço (Neemias 8:10, Salmo 51:12-13).

Nota: Deve ser mencionado que a alegria Cristã não é incompatível a um grau de pesar sob a existência do pecado e o desejo de ir para o céu. Nós recebemos conforto em nossas aflições e podemos regozijar nelas (Tiago 1:2).

·         . O CONSOLADOR.

A palavra grega usada para consolador é 'parakletos' que significa "pessoa chamada para acompanhar..." o Espírito Santo como um consolador é nosso ajudante, conselheiro e defensor.Em I João 2:1, Cristo é mencionado como nossa 'parakletos'. Em João 14:16 Cristo disse que Ele enviaria "outro" consolador. A palavra grega para "outros" é allos e significa "outro do mesmo tipo." O Espírito Santo é, então, (assim como era Cristo) uma pessoa divina que zela por nós na ausência física de Cristo. Sendo onisciente Ele pode nos ensinar a vontade de Deus. Sendo onipotente Ele nos apoia no mundo. Ele nos ama assim como Cristo faz e, está em comunhão conosco (Rom 15:30; II Cor 13:14).   


O crescimento da igreja foi notório tanto em números quanto e qualidade, esta igreja pode resistira a fogo da perseguição ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário